Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Devocional de Natal 3: José do Egito, o exemplo de Amor e perdão!

"E nasceram a José dois filhos (antes que viesse um ano de fome), que lhe deu Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om.
E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai.
E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição."
Gênesis 41:50-52

Este é o ultimo devocional de Natal. Talvez você me pergunte se não seria o caso de falarmos de Jesus,sobre seu nascimento, ministério, crucificação, ressurreição?
Mas na bíblia, José do Egito, é considerado tipo de Cristo. E como Jesus também foi traído por seus irmãos, foi odiado dos mesmos, foi vendido como escravo, preso, tornou-se Ministro do Egito e pro fim perdoou sua família que havia feito tudo isto acima com ele.  Por isto é que ele é considerado um protótipo de Jesus. Acho que ninguém discorda?

Falei sobre perdão e amor. José amava sua família e entendeu que tudo  que lhe havia acontecido teve a mão de Deus orientando os fatos para que ele pudesse salvar seus parentes da morte pela fome.Leia:
"Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós."
Gênesis 45:5
É exemplo de Jesus ou não é? Perdão além d qualquer limite que eu conheça, perdão de atos, fatos e transgressões! O que sara uma família ou país e nação é o perdão.
Num ato de amor além da dor, José diz a eles que venham morar no Egito, pois ainda haveria muita fome sobre a terra:
"Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega.
Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.
Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus..."
Gênesis 45:6-8
Perdão restaura, o amor de Deus une o que um dia foi quebrado!
Presidente, Rei, Príncipe, Ministro e Líder. Sua família é seu bem maior, Mas Deus, através de seu filho Jesus Cristo, quer também que você faça parte da sua família. Creia nele, Jesus e você será parte da família de Deus.
Antes de finalizar a algo que José disse a seus irmãos que vale para todos:
"Vão em paz e não briguem no caminho!". Após uma reconciliação e restauração as vezes acontece uma ruptura muito maior entre a família. Porque? Porque numa conversa normal, alguém começa a querer descobrir quem foi o culpado, e nesta brecha que satanás tem, uma briga acontece e se torna pior a situação. Não conversem sobre o passado! Pois Deus vai apagar de seu coração o passado de sofrimento e dor!

Olhe o que Deus fez:
"E tomaram o seu gado e os seus bens que tinham adquirido na terra de Canaã, e vieram ao Egito, Jacó e toda a sua descendência com ele".
Gênesis 46:6
José e toda a sua família foram para o Egito, pois assim Deus o determinara. José lhes preparou carros e condições, e não foi desprevenido, mas logo que disseram vamos... toda a sua família foi morar com ele em outra terra. 
Paz e feliz Natal! Abençoado ano novo!







Nenhum comentário: