Uma pergunta: Quando alguém pensa que está te enganando, você está sendo enganado?
Veja o texto do livro de Jó:
"E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.
Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
Jó 1:6-11"
Bom, eu sei que Deus é Deus onisciente, onipotente e onipresente. Então a pergunta que ele faz a satanás, era apenas retorica e Deus tinha consciência plena que o diabo não mentiria para ele. Satanás responde que estava passeando e rodeando a terra, quer dizer andei este planeta todo e fiz o que pude e o que não pude para destruir.
As perguntas de Deus ao diabo mostram que Deus sabia, mas queria, o que na comunicação se chama de retorno. Se Deus lhe dissesse tudo, nada ali aconteceria. É uma coisa que os homens não entendem é que Deus, mesmo sendo Deus, quer se comunicar, quer se relacionar.
Às vezes vemos algo, mesmo que não saibamos a totalidade do todo, mas perguntamos:
-Fulano, você fez isto? Foi você que falou aquilo?
E esperamos que o outro seja honesto, mas se não for, não é que queremos ser enganados, mas esperamos que o outro se arrependa e diga a verdade, porque a verdade liberta e pode trazer o perdão.
-Viste o meu servo Jó?
-Não, nem notei! Parece muitos de hoje em dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário