Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Manual do bom imigrante 2

No devocional de natal 3 citei José do Egito como exemplo,de perdão e amor. Mas o mesmo também é exemplo,de bom imigrante. 
José vai ao Egito guiado pela vontade de Deus e ali ele nos mostra como se comporta um imigrante  que é guiando por DEUS e tem uma mente correta.
José poderia ter ficado revoltado com o modo que seus irmãos o trataram. José poderia ter ficado parado e deixado a vida passar. José poderia ter esquecido de Deus e vivido uma vida libertina... Mas  ele não o fez!
José quando vai para a casa de Potifar, trabalha com respeito e dedicação. O apóstolo Paulo nos orienta que devemos trabalhar como se estivéssemos trabalhando para Deus, e José assim fez, e foi reconhecido. Numa sociedade onde o mérito é recompensado, José se mostrou qualificado moral e administrativamente.
Quando falsamente acusado pela esposa de Potifar, José vai para a prisão. Sua vida poderia ter acabado ali mas, mesmo nestas circunstâncias, José procura se envolver e ser útil. Se envolve em cuidar, suprir uma necessidade que ali havia e mostrar amor por aqueles que estavam ao seu redor.
Quando os oficiais do Rei vão para a prisão, José mostra que está ligado a Deus. Ele não deixou sua comunhão com o Pai de lado, ele não deixou que as circunstâncias tirassem Deus de sua vida. Nunca deixe o amor de Deus esfriar em seu coração.
José levado a presença do Rei mostra conhecimento e sabedoria. Deus lhe abençoa. Ele então, depois de muita luta, recebe o refrigério de suas dores.
Um alerta: cuidado com as generalizações! Uma pessoa ruim não é um povo. A mulher de Potifar não representava todo o Egito. Se alguém te fizer ou fez o mal não são todos assim. Mesmo porque, da mesma forma, um imigrante ruim não representa todos os imigrantes. Não generalize.
José, sou eu. José é você. Quando estive na Itália meu desejo era poder um dia levar minha família para estar comigo lá. Eu fui e gostaria de ter preparado o caminho para eles. Mas não foi possível.
O bom imigrante sou eu e você!  
Profeta Rogério Oliveira

Nenhum comentário: