Powered By Blogger

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Oxigenando Sua Igreja e Sua vida / Oxygenating His Church and His Life, Part I: current and new, for your personal growth and church of the Lord Jesus ideas.


Oxigenando
Sua Igreja
e
Sua vida

Parte I:
Idéias novas e atuais,
para o seu
crescimento pessoal e
da igreja do Senhor Jesus.


Se você quer abençoar  e ser abençoado por Deus, leia este livro.
Muitos acham que a igreja não pode ser diferente do que é, mas pode e deve ser.
Oxigene sua mente com este livro e traga nova vida a sua vida e igreja

http://www.amazon.com/dp/B00GGO4NHK

Índice:
Introdução....................................................................................................03
Capitulo I....................................... Idéias para o crescimento da igreja.....04

CAPITULO II:................................. Freqüência na igreja............................11
CAPITULO III:..................................Público alvo........................................12
CAPITULO IV:.......Abençoando e sendo abençoado Financeiramente....14

“O Pastor/Profeta Rogério de Oliveira, foi consagrado pastor no ano 1993, nas dependências da Igreja Metodista Torre Forte em Betim-MG. Depois denominada Ministério Torre Forte. Casou-se em 1998, com Katia Cristiane, Mestra em jornalismo, filha de uma pastora do Evangelho Quadrangular em Contagem, MG. Tornou-se pastor auxiliar por 14 anos nesta igreja, IEQ Tabernáculo de Oração, no bairro Amazonas-Contagem-Mg, Hoje exerce ministério de milagres independente, esteve na Igreja Batista Getsêmani-Bh,durante quase um ano, e atualmente, é membro da Igreja Batista da Lagoinha, onde se filiou, até o momento, como membro do corpo de Cristo.http://www.amazon.com/dp/B00GGO4NHK
Formado pelo Seminário Evangélico Betânia, de Cel. Fabriciano, turma de 86-90, teve de interromper os estudos quando faltavam 2 meses para o fim, devido a uma doença de sua mãe, indo ajudar no sustento de sua casa, terminou seus estudos em 2006, fazendo a leitura de 20 livros que faltavam para seu diploma ser expedido. Fez administração Eclesiástica no Semil da igreja metodista Wesleyana, onde havia sido foi aceito com pastor auxiliar em 1990 e é formando de direito, pela PUC - Minas.
Leia Domínios Espirituais 1 e 2. Sua vida vai mudar. No site da Amazon.com.





Introdução:
            Milagres são à força da igreja. Sinais, prodígios e maravilhas são os pés do corpo de Cristo na terra. Quando falo de igreja, não me refiro a uma denominação ou placa colocada na porta de um templo, mas o corpo invisível do Senhor Jesus na terra, os salvos e remidos no seu sangue.
Muitos querem ter sucesso no ministério, mas não querem pagar o preço do sucesso com Deus. Muitos querem usar o povo de Deus como meio de ser reconhecido e enriquecer-se, mas não querem passar pelas provas e lutas que antecedem a vitoria. Outros não querem ser perseguidos e humilhados pelos donos do poder terreno, mas querem se alinhar, compor como dizem os políticos, para serem vistos e reconhecidos pelos homens, mas não por Deus.
A graça de Deus é dada para sua gloria e não a sua, a prosperidade de Deus vem sobre você para sua gloria e não a sua, o poder do Espírito Santo vem sobre você para sua gloria e não a sua! Lição esquecida por muitos que um dia foram usados e por Deus em milagres, sinais, prodigiod e maravilhas, mas hoje são maná velho e bichado, outros lutavam para abençoar, mas hoje, so sabem amaldiçoar e perseguir, outros não obedecem a voz do Senhor, preferindo sofrer e verem minguar suas igrejas, antes cheias e agora vazias, tanto de almas, quanto da presença do Espírito Santo.
Deixe entrar oxigênio em sua vida e em sua igreja, deixe o Espírito Santo entrar e fazer de você o que ele quiser, deixe os milagres acontecerem!


CAPITULO I:

Ganhando almas: através dos dons de
milagres, sinais, prodígios e maravilhas.

            Em primeiro lugar, e indo direto ao assunto, você meu irmão e a igreja devem entender que os pés da igreja não são as mãos. Quando a igreja começa a crescer em Atos dos apóstolos, o seu crescimento e sua jornada são marcados por uma ação sobrenatural do Espírito Santo, e esta ação nada mais é do que levar o evangelho em poder, poder este marcado por milagres, sinais, prodígios e maravilhas.
Aqueles que souberem “manipular”, (usei erradamente esta palavra, a palavra correta seria “entender”), o poder que o Espírito lhes dá em suas mãos alcançarão maior sucesso na pregação do evangelho do Senhor Jesus. Está é a marca da igreja nos últimos dias, uma igreja movida pelo poder do Espírito Santo.
No inicio, as curas e os milagres caracterizavam a pregação do evangelho, veja alguns exemplos:
-Estevão em Jerusalém.
Estevão foi tão usado pelo Espírito Santo, que satanás decidiu matar, não a Pedro, não a Tiago ou a João, satanás decidiu matar aquele que estava fazendo mais estragos no inferno naquele momento do qualquer outro, o diácono Estevão, “homem cheio de fé e do Espírito Santo... cheio de Graça e de Poder... que fazia GRANDES prodígios e sinais entre o povo!” Atos 6: 5-8.
A unção era tão grande sobre ele, que o inferno decidiu que era ele a ser eliminado. Mesmo Pedro e João tendo curado o coxo e outros milhares vindo aos pés do Senhor Jesus através deles, o alvo da ira de satanás foi aquele que fazia grandes milagres, sinais e maravilhas entre o povo e que chamava mais a atenção dos homens, de Deus, (que se levantou do trono para recebê-lo) e de satanás... Um homem cheio do Espírito Santo.
-Felipe, O Evangelista, em Samaria:

Felipe era um dos sete, escolhido para servir não cessou de buscar ao Senhor, debaixo do exemplo do primeiro mártir ele sabia que para fazer diferença teria ele que ser igual ou melhor que Estevão. Quando a igreja é perseguida, ele sai de Jerusalém e atravessa Samaria. Nesta travessia ele literalmente rasga Samaria ao meio, não com conversas fiadas, não com projetos mirabolantes, mas com o poder do Espírito Santo. Milhares se convertem ao Senhor Jesus, conversão estas descritas assim: “as multidões atendiam unânimes o que Felipe dizia, Ouvindo e VENDO os SINAIS que ele operava”. Atos 8: 5-6.
Quais sinais:
- Demônios eram expulsos e saiam gritando em ALTA voz. Tem pessoas que acham que na igreja não é lugar de demônios se manifestarem, porque ali é lugar de adoração. O filhote de anjo, na igreja é lugar de tudo, de adoração, de libertação, de cura, de salvação, você não pode determinar o que o Espírito Santo vai realizar na sua igreja, e muito menos na sua vida, é ele quem determinar o crescimento e o modo da obra que Ele colocou em suas mãos. Se ele estiver no controle, tudo vai fluir bem para a honra e gloria do nome de Jesus.
Não podemos usar desculpas, tais como:
-Olha você não teve fé, tem que ter fé. Fé é essencial, mas nós não podemos viver da fé da igreja, temos que transbordar d’Ele.
-Deus não faz mais assim, ele quer que soframos um pouco, nê não? Nê não meu irmão, O Senhor quer que você cumpra sua palavra: “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
Marcos 16:17-18, creia, busque e receba a porção dobrada do Espírito Santo!
Como Felipe, que foi tão usado por Deus, você será usado também meu irmão, ele não foi chamado de apóstolo, mas de O Evangelista, como Davi que rasgou o leão e o urso no meio pelo poder do Espírito Santo, Felipe rasgou a cidade de Samaria pelo poder dos dons de Milagres e prodígios, e veja que quando Paulo passou por Cesáreia lhe disseram:
-Paulo, preparamos um bom hotel parar você, ou se você quiser pode ficar na mansão do irmão mais rico de Cesáreia, o que você escolhe?
- Rapaz, nem hotel, nem mansão eu quero é conhecer Felipe, o Evangelista, um dos sete, eu quero conhecer aquele que rasgou Samaria no meio e foi arrebatado, sem passagem de ônibus ou avião, fico na casa dele!
Diga: A minha vitória chegou, em nome de Jesus.


 Caso:
Quando pastoreava em Betim/MG, no Ministério Torre Forte, uma noite manifestou-se um demônio numa jovem que fez o maior escaldá-lo possível, gritava que não ia sair que ele ia matar a moça e etc. Era violento e tivemos de segura-lo forte. Ele custou a sair e por isso a rua e adjacências saíram para fora para ver o “show” que ele dava, claro que me causou preocupação de estar escandalizando as pessoas e estes não virem a igreja.
Mas que nada, no outro culto a igreja estava mais cheia ainda, as pessoas passaram a informação para as outra que ali Deus libertava mesmo, que tinha sinais e maravilhas e a igreja encheu para a honra e gloria daquele que vive eternamente, amém.
-Milagres:
Deixe os milagres acontecerem no seu ministério, não deixe o Espírito Santo fora de sua igreja, pois é Ele quem confirma suas pregações meu pastor, Ele diz:
-Falou bonito esse menino, vou fazer o impossível aqui hoje, só para honrar meu filho... E Ele faz!  Creia e deixe fluir a unção de milagres na sua vida.
Pedro:
Pedro foi maravilhosamente usado por Deus é só ler o livro de Atos, mas use o foco e veja os resultados:
Na cura de Enéias, toda cidade fica sabendo do milagre, Lida e Sarona, e se convertem ao Senhor: “E aconteceu que, passando Pedro por toda a parte, veio também aos santos que habitavam em Lida. E achou ali certo homem, chamado Enéias, jazendo numa cama havia oito anos, o qual era paralítico. Disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou. E viram-no todos os que habitavam em Lida e Sarona, os quais se converteram ao Senhor”. Atos 9: 32-35.
Na ressurreição de Dorcas, a cidade de Jope toma conhecimento do fato e muitos se convertem ao Senhor.
Paulo:
Muito usam as cartas de Paulo para moldar o andar da igreja, como ganhar almas e o que fazer nos cultos, como ensinar a igreja e o andamento dos cultos. Tudo isto é bom e quase sempre correto, digo quase porque nossas interpretações mais parecem novas escritas no texto do que interpretação sadia das cartas paulinas.
Veja o que Paulo diz sobre seu ministério:
- E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado”, 1 Coríntios 2:1-2
e param a pregação ou leitura aqui, neste ponto. Continue lendo abençoado, continua...
A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.”  1 Coríntios 2:4-5
O problema esta sendo que estão trocando os pés pelas mãos, trocando certas ações da igreja que visam a comunhão dos membros como forma de ganhar almas para o Senhor Jesus. Não que todas as ações para alcançar os perdidos estejam erradas, não é isso que estou dizendo, estou dizendo que certos ministérios são de comunhão e não de evangelização e não podemos como pastores e obreiros do Senhor, depender deles.
Entenda que milagres trazem multidões a casa do Senhor, os ministérios da igreja os mantêm lá! Discipulado, louvores, ensino,células,  isto ou aquilo é para manter e arraigar o povo na igreja. Use os pés para andar meu amado irmão e não as mãos.
Caso:
Há alguns anos atrás, um grande homem de Deus se propôs a ganhar almas para o Senhor Jesus, se esforçou, pensou, imaginou e colocou em pratica seus planos.  Mensagens pelo correio, distribuição de Bíblias e pregadores itinerantes, fez de tudo um pouco e o resultado foi desanimo. Não sabendo mais o que fazer, resolveu realizar uma cruzada de evangelização com homens de Deus e trouxe à África alguns dos mais renomados homens de Deus da época.
Num dado momento de um dos cultos, o evangelista que pregava, o chamou e disse:
- A partir de hoje, a unção que está sobre mim, esta sobre te em dobro... Sabe qual era a unção, a unção de milagres, sabe quem era o homem que recebia a unção: Reinhard Bonnke. Daquele dia em diante, o ministério deste homem começou a mudar, o culto feito para cem deu 500, o culto feito para 500 deu cinco mil, o de cinco mil deu 10 mil, as tendas compradas já não comportavam o povo que vinha ninguém sabia de onde, mas eu te digo, o Deus dele sabia. Você conhece o resto da historia, hoje seu ministério atrai milhões na áfrica.
Obs: a oração foi feita por um dos irmãos Jeffrey, usados em milagres na Inglaterra durante muitos anos.
Confira sempre o que Paulo escreveu com o que ele falou, muitas interpretações errôneas tem surgido por esta falta de cuidado na interpretação das cartas Paulinas.

Caso:
Um dia Jesus disse a Pedro:
- Lança a rede a direita e acharás peixe!
- Senhor, trabalhei a noite inteira, me esforcei, usei todas às técnicas conhecidas, todo tipo de chamariz e até inventei algumas e nada apanhei...  Mas sob a tua palavra lançarei as redes... E você conhece o resultado, 150 grandes peixes vieram para o barco.
Meu amado irmão, talvez você esteja se esforçando, trabalhando muito, se desgastando, na sua empresa, no seu comercio, na sua igreja. Criando modos e mais modos de vender, de administrar e de ganhar almas e não tem conseguido o resultado que deseja. Por favor, deixe-o trabalhar contigo a partir de agora, deixe o Senhor de dar as estratégias corretas e fazer o impossível por você. Quando você confiar nEle totalmente, os resultados começaram a acontecer em sua empresa, no seu comercio, sua casa e sua igreja.
Um pastor Inglês nos contou isto:
-Pastoreava em Londres e sua igreja não crescia, sua vida estava muito difícil e até seu filho estava nas drogas. Noite e dia lutava pelo evangelho, pregava, orava, distribuía folhetos, planeja e nada. Havia momentos que ele pensou em desistir, largar tudo, mas o censo do dever e o amor a Deus lhe mantiveram firme.
Numa noite, daquelas que você bem conhece, orou ao Senhor, lagrimas de angustia, tristeza e desespero lhe corriam pela face, e após derramar seu coração, como cera no altar disse:
-Pai, me ajude, sozinho eu não consigo! A resposta foi esta:
-Posso agora fazer o que eu quero realizar na tua vida? Você deixa?
-Faça a tua vontade Senhor!
-Me peça para trazer as almas que eu vou trazê-las para te, peça a mim o que quiser que eu o farei!
O pastor entendeu o recado, e dali em diante começou a orar assim:
-Senhor envia as almas a minha igreja, em nome de Jesus, Espírito Santo, traz os perdidos a tua casa, em nome de Jesus!
Sabe o que aconteceu? No domingo, ele disse, sem saber de onde vieram, duzentas pessoas e entraram pela porta da igreja, dezenas aceitaram a Jesus e um dos que entraram por aquela porta, foi o seu filho que estava nas drogas e revoltado contra a família, voltou para o pai terreno e para seu pai celestial, aleluia!!!
Deixe Deus te ajudar no teu trabalho, em nome de Jesus!
Cultos:
Vou procurar traçar o formato de um culto ideal, é uma idéia não uma imposição, pode-se mudar alguma coisa, mas a essência, se preservada, pode levar sua igreja a dar respostas rápidas às necessidades de seu povo, sem ter que esperar o próximo culto, ou o mês que vem, ou até mesmo a próxima reunião.
Cultos com propósito:
Cultos sem propósito não alcançam o coração das pessoas. Quando elas vierem à casa do Senhor tem que vir cientes do que precisam e certas que receberam o que precisam.  Anuncie propósitos em seus cultos, mas não só um, esqueça esse negocio de cultos temáticos, você vai matar as pessoas dentro da igreja. Mas por quê?
Simples amado filhote de anjo, Você tem dentro dos cultos não um só tipo de pessoas e de problemas, você os tem em diversidade, em variedade, se você trouxer só palavra, vai matar aquele que está enfermo no corpo, se você só fizer oração de milagres, vai matar aquele que precisava ouvir uma palavra de ajuda e por ai vai. Cultos que são dominados pelos músicos, podem parecer muitos bons e elevam a adoração, mas matam todo o propósito da igreja que é ganhar almas, tem que haver propósitos dentro do culto.
Propósito um: adoração como preparação para o culto que virá. Adoração com propósito. A musica é serva da pregação e da oração.


Mensagem:
 Se for sua, direcionada ao propósito, se for de pregador de fora e de sua confiança, deixe Deus usá-lo, às vezes trará um recado de Deus. O tempo é de no maximo 30 minutos, depois disto o povo não te ouve mais e muitas das vezes só serve para encher lingüiça e escorregar. Claro que a momentos e pastores que, tal é a unção e sabedoria, que podemos ouvi-los por dias, aí... Damos glória a Deus.
Oração:
Libere o dom de milagres, de cura divina, de poder, de revelação, de visão, deixe Deus te usar como Ele te capacitou, se não tem, procure seu pastor e peça a ele para impor as mãos sobre você para receber porção dobrada em nome de Jesus, Ele não falhará contigo homem de Deus.
Ha pessoas, em algumas igrejas, que estão em estase, parece que aguardam algo mais, algo que nunca vem, elas vêm ao culto aguardam que Deus fale com elas ou o pastor ore em cima de seu problema, mas nada, ficam desesperadas quando saem da igreja, entraram e saíram do mesmo jeito, isto não pode ficar assim, temos que responder aos anseios dos que sofrem, daqueles que precisam, sejam membros da igreja sejam visitantes, alvos de nossa pregação e oração; se não o fizermos estas pessoas procuraram outro lugar onde lhe ofereceram a solução de seu problema.


CAPITULO II:
Como cativar pessoas na igreja:

Células: locais de comunhão e para um primeiro contato dos perdidos com membros do corpo de Cristo.
Anjos: anjos aqui são membros das células que ficam responsáveis diretos por um individuo que se converte. Cada um cuidando de um, você ganha você cuida.
Ministérios: Os maravilhosos ministérios que temos dentro da igreja: Homens, mulheres, motos, jovens, adolescentes e etc.
Aqui sim, use toda sua criatividade, seu talento para manter as pessoas ativas e envolvidas dentro da igreja, ociosidade mata o cristão. Criar modos de manter os crentes unidos é uma excelente oportunidade de comunhão, mas cuidado para não alienar sua igreja do mundo, dê espaço para que eles possam se relacionar fora, se não, matará o propósito de sua ovelha, ser luz do mundo e sal da terra. Crie modos de evangelizar para eles, modos simples que possam ser realizados por eles, que venham de idéias deles e que eles realizem.
Seja criativo na sua vida:
Pense, leia, pesquise e crie novos métodos de ser diferente. Não deixe a tradição te prender ou o velho de amarrar, mas seja inovador, acrescente a sua empresa, invista em pessoas que tragam coisas boas e novas, que sejam criadoras e não matadoras de idéias.
Quando trabalhei na maior construtora de imóveis de Minas gerais, deixei para eles 32 novas idéias, que são usadas até hoje e não sei o que eles farão quando elas se findarem pois as minhas já fizeram 6 anos.
Seja criativo no seu lar, não deixe a comunhão dar bicho entre você sua esposa e seus filhos. Inove, crie passeie, pesque, vá a igreja com eles, participe de tudo e você verá que vale a pena ser inovador.
Seja criativo.


CAPITULO III:

Público alvo:

            É importante definir que público você quer trabalhar. Muitas das vezes pensamos em trabalhar só com jovens, drogados, homens de negocio e investimos nisto a nossa força de trabalho ou segmentamos demais nossa empresa e não conseguimos alcançar novos públicos.
Creio que consegui, através de uma palavra de Deus para mim, um público definitivo para a igreja. Este público está em todo lugar, em todas as camadas da sociedade, nos grupos A, b, c, d, e, são ricos e pobres, jovens e velhos, homens e mulheres: Este público são aqueles que sofrem.
Muito de nossos esforços são para alcançar pessoas que nem querem ouvir falar do evangelho, desprezam a nós e ao nosso Deus, e ficamos lá, iguais a cachorrinhos querendo um minuto de atenção, chega meu irmão, Jesus veio para os doentes, foi isto que ele quis dizer, quem está são não precisa de médico, mas os que estão doentes, no corpo, na alma e no espírito, estes necessitam.
Davi quando fugiu de Saul e viveu um pouco disto, pois se ajuntaram a ale todos os amargurados e endividados de Israel, estes depois se tornaram os valentes de Davi, homens que enfrentaram gigantes, leões e exércitos muitos maiores e saíram vitoriosos.
Diga: quem anda com matador de gigantes vira matador de gigantes também!
Não bote Deus dentro de uma gaveta e feche dizendo que é assim que Deus faz:
-Ele não chama os capacitados, mas capacita os escolhidos.
-Ele chama capacitados para sua obra.
-Deus não chama quem está à toa.
-Deus chama aqueles que estão parados e lhe dá o que fazer.
Chega disso, sabe o porquê, Ele chama quem Ele quiser, seja empregado, seja desempregado, seja capaz, seja alguém menos capacitado, é Ele quem chama, deixe O senhor ser Deus no nosso meio.
O único grupo que comove o coração do pai é os que sofrem, porque Ele sofre com eles, órfãos, viúvas e doentes, veja o cuidado do Senhor Jesus com estes e você verá que é este o caminho. Os outros virão também quando virem estas vidas transformadas dentro de sua igreja, virão para entenderem que mistério é este, uma igreja que se importa com aqueles que outros não se importam:
-o político destruído,
-O empresário em dificuldades,
-a mãe desesperada,
-o pai sem rumo,
-o jovem com o coração partido,
-o enfermo de corpo e de alma,
-o policial em crise,
-o medico que quer se suicidar,
-o rico que tem tudo, menos a paz de espírito.
Creia, escreva na porta de sua igreja:
-NÃO SOFRA MAIS!
-BASTA DE SOFRER!
Se não tivesse sido usada:
-Pare de sofrer!
Ou PARE, PENSE, CHEGA DE SOFRER!
Que o Senhor te abençoe!
É tempo de milagres em sua vida!



Capitulo IV:
Abençoando e sendo abençoado Financeiramente:

“Quem tem vergonha, passa fome meu filho!”, ouve esta frase de minha mãe quando procurava emprego e chegava ao local e ficava pelos cantos, envergonhado, humilde coitado, e sai dali do mesmo modo que entrei: desempregado e com fome.
Pastor que tem medo de falar em dízimos e ofertas passa muitos problemas. Principalmente porque deixa de abençoar a igreja numa área que é vital para ela e a se mesmo, pois é ele sustentado pelas doações dos dízimos e das ofertas.
Empresário que tem medo de vender seu peixe, ao vai ter vida fácil não. Pessoas que tem vergonha, não conseguem atingir seus objetivos, pelo simples fato de que ninguém fica sabendo deles.
Dízimos:
            Já sabemos que o dízimo é instituído por Deus, sabemos que os sacerdotes são sustentados por eles, que é ele fonte de proteção contra o devorador, o demônio que ataca nossa vida financeira. Que Jesus o corroborou quando disse:
- Mateus 23:23 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!
Então quando disserem que no novo testamento não se dizima, esfrega este versículo na... Amém faça não meu irmão, só cite e está bom demais.
Ofertas:
            Oferta é a gratidão a Deus pelo que ele fez e faz por mim, é de boa vontade e com alegria, bendito aquele que tem um coração aberto a ofertar.
Que o senhor seja contigo.





Contactos para palestras e cultos:
Pr. Rogério de Oliveira
31- 8921-6205
“O Pastor/Profeta Rogério de Oliveira, foi consagrado pastor no ano 1993, nas dependências da Igreja Metodista Torre Forte, depois denominada Ministério Torre Forte, casou-se em 1998, com Katia Cristiane, jornalista, filha de uma pastora do Evangelho Quadrangular em Contagem, MG. Tornou-se pastor auxiliar por 14 anos nesta igreja, IEQ Tabernáculo de Oração, no bairro Amazonas-Contagem-Mg, Hoje exerce ministério de milagres independente, esteve na Igreja Batista Getsêmani-Bh, mas é membro da Igreja Batista da Lagoinha, onde se filiou, até o momento, como membro do corpo de Cristo.
Formado pelo Seminário Evangélico Betânia, de Cel. Fabriciano terminou seus estudos em 2006, fazendo a leitura de 20 livros que faltavam para seu diploma ser expedido. Fez administração Eclesiástica no Semil da igreja metodista Wesleyana, onde também foi aceito com pastor auxiliar em 1990 e é formando de direito, pela PUC-Minas.”